Foto: Governo do RJ (Reprodução)
Armas apreendidas nesta terça-feira durante a Operação Contenção
*Esta matéria foi alterada às 19h38min de terça-feira para atualização no número de mortos e outros detalhes da operação.
O governo do Estado do Rio de Janeiro informou que a operação das polícias Militar e Civil deflagrada nesta terça-feira (28) na região dos Complexos da Penha e do Alemão deixou ao menos 64 pessoas mortas, incluindo quatro policiais – dois civis e dois do Batalhão de Operações Especiais da PM (Bope). Os policiais foram mortos em tiroteio na área de mata do Complexo do Alemão. Até a tarde desta terça, o número de presos já ultrapassava 100, muitos deles ligados a uma facção criminosa do Pará escondida no Rio. A Operação Contenção mobiliza 2,5 mil policiais civis e militares.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O governador do Rio, Cláudio Castro, não detalhou todos os feridos porque a operação ainda está em andamento. Ele participou de reunião com agentes das forças de segurança no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na região central da cidade. A operação busca capturar lideranças criminosas do Rio e de outros Estados, além de impedir a expansão territorial do Comando Vermelho. Os dois complexos abrigam 26 comunidades e contaram com apoio de promotores do Ministério Público Estadual. A ação foi planejada após mais de um ano de investigação e a obtenção de mandados de busca, apreensão e prisão pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).
Durante a operação, criminosos usaram drones para lançar bombas contra a polícia e receberam ordens para fechar vias importantes da cidade. A Linha Amarela precisou ser interditada, assim como trechos da Avenida Brasil, Estrada Salazar Mendes de Morais e diversas ruas de Jacarepaguá, além de avenidas no Méier e Engenho Novo, onde ônibus foram atravessados como barricadas. A Polícia Militar colocou toda a tropa de prontidão, inclusive pessoal administrativo. Universidades como UFRJ, Uerj e unidades da Faetec suspenderam suas atividades. Até o momento, mais de 75 fuzis, pistolas e granadas foram apreendidos na ação.